Resenha

Investir na qualidade de vida do ambiente de trabalho, conciliando de maneira inteligente e bem balanceada os interesses da empresa com o dos trabalhadores, é uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade dos funcionários. Ao melhorar os diversos processos pelos quais as relações dentro e fora do escritório acontecem, a satisfação pessoal de todos os funcionários com o seu emprego melhora e a empresa se beneficia na totalidade.

Segurança do Trabalho - Definição

A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.


Técnico de Segurança do Trabalho

Sob o ponto de vista legal - portaria nº 3.275, de 21 de setembro de 1989 - o profissional técnico deve atuar com base nos conceitos estabelecidos pela citada portaria. Vale ressaltar, que a legislação observa os conceitos técnico e científico no arcabouço de suas normas. À luz do bom entendimento, o profissional deve contextualizar suas ações, vislumbrando questões como responsabilidade civil e criminal, a ética e a percepção do ambiente de trabalho nas suas mais variadas situações, além das entrelinhas dos textos das normas e outras convenções legais.

Quem pode atuar

  • Possuidores do certificado de conclusão de curso de Técnico de Segurança do Trabalho, ministrado no País, em estabelecimentos de ensino de 2º grau;
  • Possuidores de certificado de conclusão do curso de Supervisor de Segurança do Trabalho, realizado em caráter prioritário pelo Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Possuidores de registro de Supervisor de Segurança do Trabalho, expedido pelo Ministério do Trabalho, até a data fixada na regulamentação da Lei nº 7.410.

Na própria Portaria 3.275 fica claro que este profissional é responsável por uma gama de atividades e responsabilidades. Hoje, também são comuns algumas das atividades destes profissionais:

Verificação de Rotinas Diárias:
  • Realizar Diálogo Diário de Segurança
  • Epi: Verificar Uso Guarda e Conservação
  • Epi:fornecimento Gratuito Aos Colaboradores
  • Água: Fornecer Fresca com Copos Individuais
  • Caixa Primeiros Socorros
  • Sinalização Não Fume
  • entre outras
Prevenção e Combate a Incêndio

A verificação de itens relacionados ao combate de incêndios, bem como a interação com órgãos oficiais que fiscalizam tais verificações para a manutenção de alvarás de funcionamento:

  • Certificação Técnica Corpo de Bombeiros
  • Certificação Técnica Inmetro
  • Iluminação de emergência
  • Posicionamento dos Sprinklers
  • Hidráulica de Bombas de Combate a Incêndio
  • entre outras
Inspeção de extintor de Incêndio

Também relacionado à Prevenção de incêndios, mas ainda tendo agregado a dificuldade de muitos destes equipamentos serem alugados:

  • Data da Última Vistoria
  • Localização Física
  • Carga/recarga
  • Lacre
  • Adequado Classe do Fogo
  • entre outras
Inspeção de Acessibilidade

A adequação dos acessos das empresas à Acessibilidade tem sido mais cobrada por organismos fiscalizadores. São comuns algumas das seguintes verificações:

  • Entradas Acessíveis
  • Sinalização Informativa
  • Inclinação excedente
  • Sinalização Tátil de Corrimãos
  • Patamares com Dimensão Longitudinal Mínima
  • entre outras
Inspeção Contra a Dengue

Relacionado indiretamente com a segurança do trabalho em ambientes rurais e grandes parques fabris. São tarefas que também recaem sobre o profissional de Segurança da Trabalho. Veja algumas das seguintes verificações:

  • Pratos de Vasos com Plantas
  • Materiais Inservíveis Dispostos a Céu Aberto
  • Pneus
  • Material de escoamento Pluvial
  • Condicionadores de ar
  • entre outras

Novas tecnologias

Em um país onde a segurança do trabalho ainda apresenta dados alarmantes, novas tecnologias contribuem não só para reduzir os impactos econômicos na Previdência, mas também para salvar vidas. O Brasil é o quarto país em número de mortes por acidentes no trabalho, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Rússia, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Além disso, de 2012 a 2017, o país teve 1 milhão de acidentes de trabalho por ano, somando 305 milhões de dias de trabalho perdidos e resultando em R$ 26,2 bilhões de gastos previdenciários. No período houve 14.412 mortes acidentárias notificadas.

A inovação transforma-se em grande aliada de empresas e trabalhadores. Mesmo detalhes que podem parecer simples, como um uniforme mais maleável, um equipamento com fabricação diferente ou softwares com soluções criativas contribuem para estatísticas mais positivas no futuro.

Exemplos de Novas Tecnologias


Capacitação gameficada

Com apoio do Centro de Inovação SESI de Tecnologias para Saúde, a fabricante de bebidas Ambev desenvolveu um game no formato quiz para acelerar o processo de aprendizagem de trabalhadores em normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Atrelado a um sistema de gestão da empresa, a nova ferramenta a ajuda a identificar pontos fortes e fracos no domínio de conhecimento das normas e a necessidade de capacitações presenciais. Entre os pontos abordados nos questionários estão o trabalho em altura e equipamentos de proteção individual para se usar em cada área.

Segundo Guilherme Letti, articulador para Redes de Inovação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que apoiou o desenvolvimento da tecnologia, os acidentes reduziram significativamente na empresa desde a implantação do game. Entre as estratégias usadas pela Ambev para incentivar o uso do novo sistema estava atrelar o desempenho no game como critério de desempate na concessão de promoções. “Hoje a Ambev planeja estender a iniciativa iniciada em Santa Catarina para todas as fábricas na América Latina”, conta.

Simulador de percepção de riscos de acidentes

Um aplicativo de realidade virtual que permite trabalhadores avaliarem conhecimentos sobre situações de risco no ambiente de trabalho é usado por fábricas da Gerdau em diversos países. O sucesso da tecnologia, desenvolvida com apoio do SESI no Edital de Inovação, possibilitou o surgimento de uma spinoff da empresa Nexo Capacitação Digital, em 2016. Hoje a plataforma é usada por empresas de outros segmentos como L´Oreal, de cosméticos, e o Hospital Albert Einstein

Para usar a tecnologia, o trabalhador insere o celular no óculos de realidade virtual com o aplicativo que contém uma planta industrial em 3D. Com a ajuda de um controle manual, o profissional se locomove apontando e classificando situações de risco de acidentes no ambiente. No fim do trajeto, confere o gabarito.

Os resultados dos testes são enviados para um sistema de recursos humanos da empresa que identifica os principais erros dos trabalhadores e verifica a necessidade de intervenções, como capacitação. “O mercado de realidade virtual crescerá 60 vezes entre 2015 e 2025, devido sobretudo à disseminação dos óculos de realidade virtual e consequente aumento do conteúdo VR disponível, incluído neste conteúdo não apenas entretenimento, mas também treinamento, com até 90% mais assimilação do que nas aulas presenciais””, destaca o presidente da Nexo, Frederico Faria.

Aplicativo para acessibilidade

Informações sobre a necessidade de adequação das instalações e postos de trabalho de uma empresa para receber trabalhadores com deficiência podem ser obtidas via um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Inovação SESI para Longevidade e Produtividade. Há cerca de um ano e meio no mercado, a tecnologia é usada pelo SESI no atendimento a indústrias que queiram mapear a acessibilidade no local de trabalho para o cumprimento de lei de cotas para pessoas com deficiência (Lei 8.213/81).

De acordo com Felyppe Blum, engenheiro de segurança do Centro de Inovação do SESI, o aplicativo auxilia empresas na assertividade de contratação de pessoas com deficiência. Por meio do sistema, são feitas imagens das instalações que são sincronizadas com plataforma web que contém todos os critérios da Norma 9050/2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre acessibilidade para edificações e espaços urbanos. “A partir daí, produzimos um relatório que é entregue às empresas para que produzam seus planos de implementação da lei”, explica.

Simulador virtual para ambientes perigosos em mineradoras

Simuladores virtuais interativos para capacitar trabalhadores de mineradoras a lidarem com ambientes perigosos estão sendo adequados a plantas de empresas do setor. A tecnologia, desenvolvida pela Urizen Technology com apoio do SESI no Pará e pelo Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais, reproduz a planta baixa da mineradora. Com a inovação, é possível reduzir custos, transportar e adequá-la a diversos ambientes laborais e oferecer mais segurança aos trabalhadores que os métodos tradicionais de capacitação.

Com o apoio do Edital de Inovação para a Indústria, uma grande mineradora mapeou as situações de riscos ao trabalhador. No projeto, a área de manutenção elétrica de alta potência foi priorizada e, para isso, foram captados cenários reais de trabalho e listados procedimentos padrões de segurança e possíveis situações de riscos ao trabalhador. “No sistema, as escolhas livres do usuário têm consequências diretas, ou seja, o trabalhador vai aprendendo com seus próprios erros e acertos, com feedback imediato de suas ações”, explica o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais, Joner Alves

Softwares

Softwares inovadores também têm sido grandes aliados na segurança do trabalhador. Ainda na área de Tecnologia da Informação, a gestão de dados se mostra essencial para a análise de riscos e, consequentemente, ações de prevenção.

A tendência geral é de que os aplicativos móveis atuem na coleta de dados em campo e, de forma integrada, alimentem os sistemas de gestão de riscos relacionados à Segurança do Trabalho.

Tais tendências podem melhorar o desempenho dos profissionais da área, que foram acumulando funções e tarefas ao longo dos anos sem que lhes fossem fornecidos procedimentos mais produtivos de executá-las a não ser planilhas e formulários impressos.

Felizmente, para todas as verificações diárias e periódicas atribuídas ao Técnico de Segurança do Trabalho, há um checklist de inspeção eletrônica que agiliza, simplifica e integra as informações coletadas com sistemas que permitem diversos acompanhamentos e relatórios.

Tais checklists podem ser encontrados no Auditoria Móvel , que possui ainda a geração de laudos, a consulta de inúmeros indicadores e o acompanhamento dos mesmos na linha do tempo. Ainda o software permite a criação eletrônica de Ordens de Serviços e muitos outros processos.

Ele ainda pode ser customizado, incluindo-se questões, alterando ou excluindo outras. Tudo vira um indicador com a sua respectiva pontuação.


Conclusão

As atribuições do profissional de Segurança do Trabalho vem aumentando ao longo dos anos, contudo, a tecnologia esta evoluindo junto e provendo soluções que podem otimizar a produtividade destes profissionais. Sempre compensa o investimento em pesquisar tais tecnologias e estudar como elas podem melhorar seus processos de negócio.





WebMaster

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!