Aplicativo de Checklist

O que seria esse tal de aplicativo de checklist? Mais ainda! O que seria um aplicativo e um checklist? Essas dúvidas são muito frequentes, uma busca no Google nem sempre retorna todas as respostas de forma que possa levar o leitor a compreender as diferenças e vantagens entre os diversos tipos de aplicativos de checklist.

Para ajudar o leitor a compreender o que é um aplicativo de checklist, decidi escrever este artigo, compartilhando um pouco da minha experiência em T.I com novas tecnologias e de como estes aplicativos podem melhorar a produtividade dos profissionais nos mais diversos segmentos.

Antes disso e de forma introdutória, farei uma breve explanação sobre determinados conceitos antecessores:

Um aplicativo, em termos gerais, é um programa ou conjunto de instruções que cumprem funcionalidades básicas. O termo aplicativo vem de aplicação, os profissionais de TI estão acostumados com o termo aplicação desde o seu conceito até contextos de objetos em linhas de código.

A palavra aplicação vem do Latim, portanto, é um termo bem antigo, de vasta aplicabilidade e que pode indicar o verbo no ato de aplicar alguma coisa sobre algo, bem como um adjetivo que denota a dedicação de alguém à algum determinado trabalho ou aprendizado.

Como um ‘software’, a aplicação é um conjunto de instruções ou comandos que possuem um propósito. Uma aplicação também é uma generalização de software. É um conceito mais amplo, porque o software é um programa de computador, já no conceito de uma aplicação temos até os diretórios, outros arquivos e configurações que podem estar, inclusive, fora da fronteira do software propriamente dito. Portanto, quando falamos em uma aplicação de computador, estamos falando de um conjunto de tecnologias que a viabiliza, não apenas um software, mas uma solução inteira.

Ok, falamos de aplicação. Mas e o aplicativo? Um aplicativo tem um conceito um pouco diferente, o senso comum evoluiu para a definição de que um aplicativo é um pequeno programa feito para melhor a produtividade do usuário. Como um bom exemplo para um aplicativo de computador, temos uma simples calculadora, que cumpre bem o papel de prover resultados de operações matemáticas de forma simples e rápida.


palm-top

Os aplicativos, como pequenas porções de software, estão presentes em minicomputadores desde a época dos extintos Palm-tops, que hoje foram substituídos pelos smartphones, mais potentes e com hardware que engloba inúmeras outras funções.


Mais do que um simples celular, os Smartphones são pequenos computadores que levaram para a palma da sua mão um poder computacional bem maior e suficiente para que estas pequenas porções de softwares pudessem evoluir, ousar e tornar-se o que hoje chamamos de “APPs”.

smarthphone

app-de-smarthphone

Os Apps são potentes aplicativos que aumentam a produtividade dos usuários de tablets e smartphones. Sofisticados e ousados, baixados através das lojas virtuais, hoje os Apps fornecem uma gama de funcionalidades extras ao seu smartphone, desde o tratamento de imagens e vídeos, passando por jogos, gerenciadores de mensagens instantâneas, acessando funções integradas ao hardware e explorando o máximo do seu celular no fornecimento de serviços. Estes apps podem ser pagos ou gratuitos. É bom lembrar que nada existe sem custo, muitas vezes o custo acaba sendo a sua privacidade.

Hoje os Apps também são extensões de grandes aplicações corporativas, levando até você, funcionalidades que até então somente estavam disponíveis nos ambientes corporativos, em notebooks e desktops.

Há inúmeros nichos de tarefas diárias que os apps procuram atender e eles nascem e morrem numa velocidade exponencial, chamamos isso de bioma. Dentro do bioma dos apps, aparecem muitos que são completamente inúteis, com poucas funcionalidades ou até maliciosos. Normalmente, a aceitação e sucesso de um app está relacionado com o atendimento de uma necessidade que o usuário possa ter. Um dos problemas que os profissionais tinham era de preencher formulários em pranchetas, depois digitar tudo, transferindo para o meio eletrônico as informações que captaram em locais onde computadores não estavam disponíveis. Estas demandas de registros de informações em campo, preenchimento de formulários e avaliações diversas comumente são chamadas de checklist, ou uma lista de verificação com perguntas e respostas.

Foi pensando em ocupar esta demanda do mercado que foram criados os Aplicativos de Checklists.

Generalizando, os aplicativos de checklists são aplicativos para preenchimento de formulários eletrônicos e coleta de informações em campo. Como estas funções são usadas por diversos segmentos profissionais, há soluções com customizações para nichos tais como vistoria de imóvel, controle de qualidade, vistoria de automóvel, inspeção de equipamentos, de entrada de materiais, etc. Agora explicarei o que são as principais procuras na internet:

Vistoria App ou App de Vistoria

Como os apps de checklists possuem o conceito de checar, uma vistoria de automóvel, de uma casa, apartamento e tantos outros objetos podem ser feitos com aplicativos de checklists. Como nestes casos é necessário o registro de evidências, até por razões legais, os aplicativos de checklists também podem registrar fotos. Os aplicativos de checklists podem ser usados para fazer vistorias das mais variadas.

Aplicativo Segurança do Trabalho

As normas de segurança das grandes empresas exigem que tarefas de checagem sejam feitas regularmente. Novamente aí temos o ato de checar, de forma regular, uma lista pré-definida, portanto os aplicativos de checklists aqui assumem o nome de aplicativos de segurança do trabalho.

Checklist de Auditoria ou Checklist de Auditoria Interna

As normas de auditoria interna relacionadas à segurança, transparência, conformidade com requisitos legais, bem como os processos constantes de melhoria da qualidade exigem o ato de checar, de forma regular, uma lista pré-definida, determinadas informações e condições das mais variadas. Aqui os aplicativos de checklists assumem o nome de Checklist de Auditoria Interna.

As auditorias internas podem ocorrer em escritórios, oficinas, chão de fábrica, linhas de montagens, hospitais e até nos jardins de um condomínio.

Checklist Segurança do Trabalho

É exatamente o que faz o Aplicativo de segurança do trabalho, que, como anteriormente mencionado, é um aplicativo de checklist com o propósito de facilitar as checagens periódicas das condições de trabalho. Estas condições são checadas por integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Antes, tais profissionais percorriam os corredores das empresas com papel e caneta, marcando itens de conformidade entre os diversos pontos que ofereciam riscos de acidentes dentro das empresas.

Checklist de Inspeção de Extintores

O Checklist de inspeção de extintores é um conjunto de verificações relacionadas à Segurança do Trabalho, especificamente para equipamentos de incêndio e que atende às normas impostas pelo Corpo de Bombeiros. Os aplicativos de Checklists podem atender a esta demanda, genericamente ou até com funções específicas de controle de patrimônio.

Checklist Vistoria de Apartamento

Os processos que envolvem locação de imóveis exigem verificações pré e pós locação, para atender exigências contratuais estabelecidas e garantir os direitos de ambas as partes, locador e locatário. Os aplicativos de checklists possuem funções que auxiliam a geração de laudos de vistorias destes imóveis e com isso, facilitam a vida dos corretores de imóveis.

Checklist de Processo

Os processos das empresas, dos mais variados tipos, são itens de verificação periódica e algumas informações e verificações podem ser feitas no computador. Quando estes itens de verificação precisam ser feitos em campo é que os aplicativos de checklists entram para facilitar o trabalho desses auditores, coletando dados e registrando evidências relacionadas à saúde dos processos da empresa.

Problemas

Nem tudo é paraíso no avanço constante das tecnologias. Enquanto avançam, também avançam as investidas de indivíduos inescrupulosos para tentar roubar informações relevantes, informações estas que podem revelar a saúde da sua empresa e até seus planos estratégicos. Os aplicativos de checklists são extensões de uma aplicação maior, que está hospedada em algum servidor, portanto, existe comunicação aberta entre os apps e a aplicação que o gerencia através de redes wireless, roteadores, operadoras de telefonia, provedores, etc. Poucas empresas, por questões de custo e/ou falta de conhecimento, investem na segurança da informação neste que é o momento mais frágil. Para mitigar tal risco, é preciso investir em aplicativos de checklists que usem modernos protocolos de segurança e criptografia ponto-a-ponto. É importante que você, na hora de avaliar uma solução destas, certifique-se de que as melhores práticas de criptografia sejam utilizadas pela mesma.

Versatilidade

A adoção de um aplicativo de checklist pode levar a uma completa revolução dos processos na sua empresa, resolvendo não só um, mais outros problemas de coleta de informações que sua empresa possa ter. É preciso garantir que a solução seja escalar, ou seja, crescer acompanhando a demanda. Um aplicativo usado para acompanhar os seus equipamentos de incêndio também deve atender a outras demandas, que podem ser de entrada de materiais, checagens de qualidade e até checklists personalizados.

Se você está procurando uma ferramenta que possua estas funcionalidades:

  • Cadastro eletrônico de clientes
  • Checklist eletrônico customizável
  • Tira fotos
  • Anota comentários apenas ditando
  • Coleta assinatura eletrônica
  • Emite laudo com fotos, observações e conformidades
  • Visualiza as vistorias no mapa da região
  • Gráficos e relatórios
  • Planilhas
  • Atividade em modo Off-line
  • Envia .PDF por email
  • Criptografia ponto-a-ponto

Então você precisa conhecer o Auditoria Móvel, uma ferramenta de Auditoria e coleta de informações em campo, versátil, segura e escalar. O Auditoria Móvel engloba todos os aspectos discutidos nesta matéria com a vantagem de que todas as informações são tratadas como indicadores. Convido você a assistir esta pequena apresentação:

Apresentamos o Auditoria Móvel


Nesta matéria, procurei contribuir para esclarecer o que são aplicativos de checklist, onde podem ser utilizados e quais os cuidados que você deve tomar na hora de escolher uma solução. Se esta matéria foi útil a você, considere compartilhá-la nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.

WebMaster

é consultor de aplicativos multiplataforma, indicadores e Dashboards, tendo participado de projetos em grandes empresas tais como Natura, Vale, Net TV, entre outras.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!

Criando uma auditoria com apenas alguns cliques


Apresentamos o Auditoria Móvel

Apresentamos o Auditoria Móvel

Publicado por Auditoria Móvel em Sábado, 7 de março de 2020

Com o Auditoria Móvel você cria uma auditoria a partir de modelos prontos. Executa a inspeção no celular em modo off-line. Gera Laudo de vistoria, consulta as auditorias em mapas geográficos e acompanha as estatitísticas em gráficos.