Consultoria de campo em franquias


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Definição

Um consultor de campo é comumente um auditor que acumulou experiência de gestão no segmento onde atua e que usa de tal experiência para checar, monitorar e acompanhar o desempenho de unidades auditadas(lojas franqueadas). Com o objetivo de padronizar o atendimento bem como diversos aspectos desejados e definidos pela Franquia, fortalece assim o valor da marca, a qualidade percebida pelos clientes e as expectativas de ganho e progresso tanto da franquia quanto do franqueado.

Planejamento Estratégico

Toda empresa franqueadora que deseja gerir sua rede com excelência deve investir na criação de um departamento em sua estrutura organizacional que seja formado por agentes com as características citadas acima. Que sejam responsáveis por discutir, planejar e definir procedimentos, métricas e técnicas que sejam aplicadas em suas redes franqueadas. São responsáveis por traduzir em ações, os valores e diretrizes da franquia em sua totalidade, bem como monitorar indicadores que facilitem o acompanhamento do desempenho e ações corretivas quando necessárias.

Métricas

Com base no planejamento estratégico é que são definidas as métricas. Que devem ser necessariamente mensuráveis em métricas objetivas e não em subjetivas. As métricas também podem sofrer influência da expertise no segmento. Muitas empresas podem criar uma unidade própria de acompanhamento tais como pontos, uma moeda virtual e as usarem para facilitar, de forma a preservar a inteligência de negócio, o acompanhamento das diretrizes alinhadas ao planejamento estratégico.

Indicadores

As métricas são desdobradas em indicadores quantificáveis. Devem possuir um valor mínimo, um aceitável e talvez um máximo, uma descrição simplificada, de fácil fixação e entendimento pelos níveis gerenciais. É preciso separar indicadores gerenciais dos operacionais e os de curto, médio e longo prazos. Muitos indicadores podem ser compostos, ou seja, são baseados em cálculos feitos com base em outros. Os indicadores precisam também eliminar a subjetividade das avaliações.

Objetivos

Os indicadores precisam ser transformados em objetivos. Precisam ser alcançáveis, ponderados e adequados a uma série de fatores tais como:

  • Maturidade da unidade franqueada
  • Localização e outros fatores geográficos, sócio-econômicos e demográficos
  • Sazonalidades do período
  • Crises, desastres e/ou fatores externos não gerenciáveis
  • Sinistros

Objetivos definidos nivelados em sua totalidade e traçados e desconsiderando tais fatores levam ao fracasso da estratégia a longo prazo.

Medições

Medições são as coletas dos indicadores realizados. As medições precisam ser feitas em períodos(ciclos) conforme foram definidas no Planejamento Estratégico. É nesta etapa que entra o consultor de campo, que deverá se dirigir até as unidades franqueadas e fazer as coletas de informações em campo de forma a poder alimentar os sistemas de indicadores.

Ferramentas

Nesta etapa a Franquia deverá decidir como registrará as medições e como fará o cruzamento dos objetivos com os realizados.

Os cruzamentos podem ser feitos por ferramentas de mercado ou pelo desenvolvimento de ferramentas e dashboards próprios.

Existem também no Mercado, ferramentas que fornecem um modelo de checklist para franquias.

Para fazer uma inspeção de Supervisão de Lojas com o Auditoria Móvel, basta selecionar o modelo pronto com todos os indicadores relacionados. Que podem ser, inclusive, customizados conforme o seu modelo de negócio.

Veja:

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Você poderá assinalar se os itens estão em conformidade, tirar fotos como evidências e ditar observações de detalhes que constatar. Tudo ficará registrado no laudo de inspeção da franquia.

Ainda como um plus, a ferramenta permite diferentes análises, tabulação dos resultados, apresentação em gráficos e visualização das unidades auditadas em mapas geográficos. Você poderá exportar os resultados e importar no seu sistema de acompanhamento.

Conclusão

Uma boa consultoria de campo em franquias depende dos esforços empenhados pela empresa em projetar um departamento responsável por tais atividades bem como contratar pessoal habilitado e que saibam tirar proveito das novas tecnologias. Hoje, é fácil confeccionar um checklist de inspeção de franquia. Desde que antes a empresa invista tempo em compreender seus conceitos, estude como implantá-los em sua organização e faça um planejamento das metas de curto, médio e longo prazos.

Resenha

Investir na qualidade de vida do ambiente de trabalho, conciliando de maneira inteligente e bem balanceada os interesses da empresa com o dos trabalhadores, é uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade dos funcionários. Ao melhorar os diversos processos pelos quais as relações dentro e fora do escritório acontecem, a satisfação pessoal de todos os funcionários com o seu emprego melhora e a empresa se beneficia na totalidade.

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02.05.2019 WebMaster