Olá, visitante!

Esta é a página de índice das matérias sobre Agronegócio. Aqui você encontra artigos e dicas para potencializar ferramentas e construir processos de checagem produtivos e eficientes que visam a manutenção e melhoria da qualidade neste segmento tão importante para o país.

Água de Abastecimento



Uma boa qualidade da água é fundamental para a produção industrial de alimentos, agrícola ou animal. A água pode tornar-se um veículo para patógenos, portanto, é necessário realizar o tratamento deste recurso. Todo o sistema de abastecimento deve ser auditado conforme exigido pela legislação e também fatores físico-químicos e microbiológicos devem ser analisados periodicamente.

Análises laboratoriais



As Análises laboratoriais abordadas pelo Programa de Autocontrole (PAC) tem como finalidade garantir uma boa qualidade e inocuidade na produção de alimentos, reduzindo os riscos de contaminações diretas e cruzadas de caráter microbiológico, químico e físico.

Programa de AutoControle, Decreto 10.468



O governo federal publicou nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União, o Decreto 10.468, que altera o regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (Riispoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aprovado pelo Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017.

Programa de AutoControle no Rio de Janeiro



Publicado dia 30/04/2020 no Diário Oficial do Rio de Janeiro a resolução SEAPA Nº 4 DE 28/04/2020, que discorre sobre a obrigatoriedade de implantação dos programas de autocontrole nos estabelecimentos registrados no serviço de inspeção estadual, SIE-RJ.

Boas Práticas e Tecnologias para Manutenção de Instalações



Uma abordagem tecnológica para a Melhoria contínua da qualidade aplicada à manutenção de equipamentos.

Controle de Insumos



Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ou (APPCC) é um tema abordado e requisitado nos estabelecimentos que implementam ou seguem o programa de autocontrole (PAC).

Controle de Pragas



O Controle integrado de pragas tem como objetivo evitar que o recinto industrial apresente um ambiente favorável à proliferação de pragas, alojamento, alimentação na indústria e na empresa de modo geral, impedindo a sua entrada do meio externo para o meio interno.

Controle de Temperatura na Produção de Alimentos



O controle de temperaturas abordado pelo Programa de Autocontrole (PAC) tem como finalidade garantir uma boa qualidade e inocuidade na produção de alimentos, reduzindo os riscos de contaminações diretas e cruzadas de caráter microbiológico, químico e físico.

Manutenção de máquina agrícola



A falta de manutenção preventiva, além de diminuir a vida útil das peças, propicia gastos ainda maiores e negligenciá-las pode comprometer todo o sistema, paralisar o equipamento e consequentemente, afetar a produção.

O que é APPCC



Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ou (APPCC) é um tema abordado e requisitado nos estabelecimentos que implementam ou seguem o programa de autocontrole (PAC).

Procedimento Padrão de Higiene Operacional



Procedimentos-Padrão de Higiene Operacional são procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados e monitorizados, visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento industrial evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, preservando sua qualidade e integridade por meio da higiene antes, durante e depois das operações industriais.

RESOLUÇÃO-RDC Nº 12



Ministério da Saúde | Agência Nacional de Vigilância Sanitária |RESOLUÇÃO-RDC Nº 12, DE 2 DE JANEIRO DE 2001

Nós quem Compartilha este Blog!