Boas Práticas e Tecnologias para Manutenção de Instalações

Introdução

Para garantir uma boa qualidade na produção de alimentos é imprescindível a realização de manutenções periódicas e controles sistemáticos das instalações e equipamentos industriais e agrícolas.

Um dos objetivos principais da fiscalização é evitar a presença de substâncias ou agentes estranhos de origem biológica, química ou física que sejam considerados nocivos ou não para saúde dos consumidores.

Para isso é necessário preservar as características originais das instalações e equipamentos, tanto no que se refere à estrutura, como acabamento e à funcionalidade, além de executar procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais que devem ser aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição do produto final.

Exigências Legais

De acordo com a Circular n.º 175 de 2005 do CGPE/DIPOA, é exigido a aplicação das boas práticas de fabricação, além dos métodos de controle e verificação especificados pela APPCC de sua empresa, tais exigências são feitas por fiscais em âmbito estadual e federal quando há exportação.

Para garantir níveis de qualidade nas instalações é necessário aplicar 3 métodos, a manutenção preventiva, manutenção corretiva e o monitoramento.

Manutenção Preventiva

É aquela efetuada com o intuito de prolongar a vida útil dos equipamentos ou utensílios, prevenindo a quebra ou falha dos mesmos.

Os equipamentos devem ser inspecionados, lubrificados e/ou trocadas suas peças de acordo com o fabricante, considerando a vida útil dos mesmos e com base em um histórico de ocorrências de manutenção corretiva.

O cronograma de manutenção preventiva deve ser elaborado com base em um histórico de ocorrências de manutenção corretiva, vida útil dos equipamentos e trocas de peças.

Manutenção Corretiva

É aquela efetuada após a ocorrência de uma pane, quebra ou falha de algum equipamento, ou utensílio industrial necessitando de reparo.

A rapidez das correções é realizada de acordo com o impacto que as não conformidades possam gerar sobre a inocuidade dos alimentos.

Os colaboradores devem estar devidamente treinados para agir nas emergências, como paradas prolongadas ou inesperadas.

Estas paradas levam a um grande risco de contaminação dos produtos, seja microbiológica ou física, portanto a manutenção preventiva tem ainda mais relevância considerando os efeitos colaterais ocasionados por uma parada na produção.

Monitoramento

É aquele efetuado por intermédio de inspeções periódicas regulares.

O objetivo do monitoramento é garantir que todos os controles e processos sejam cumpridos com a finalidade de aumentar a qualidade da sua produção, além de evitar prejuízos e perdas na produção por falhas de equipamentos ou instalações.

Um bom acompanhamento estatístico e documental para que tenhamos a visão dos pontos críticos e controle sobre calendários de manutenção e demais variáveis dos processos necessita de uma boa ferramenta que possa documentar todos esses eventos, coletar e tabular informações que possam auxiliar os administradores a tomarem decisões.

Tomada de decisão

O processo de tomada de decisão pode ter diversos níveis, de estratégico a operacional. O processo de tomada como um todo será abordado em outra matéria.

Focando no processo de tomada de decisão operacional, podemos defini-lo como um processo pelo qual o administrador, de posse dos dados sobre ocorrências e tendências, decide fazer investimentos, altera processos ou procedimentos, faz a aquisição de equipamentos, etc. Como exemplo, podemos citar o ato de um administrador decidir por comprar um determinado equipamento com base na percepção de qualidade fornecida pelos dados coletados entre diversas marcas, eventos de falha, custos e manutenções que aquela marca ocasionou, etc. Portanto, uma decisão relacionada à percepção de qualidade.

Tais processos de tomada de decisão necessitam da análise de históricos da vida útil desses equipamentos. Os registros destes históricos normalmente são feitos em planilhas. Quanto mais complexo é o processo de fabricação, exponencialmente maior é a quantidade de informações estatísticas necessárias para auxiliar nos processos de tomada de decisão.

Para auxiliar os administradores em tais processos, o mercado conta com softwares de coleta de informações em campo. Dentre eles, destacamos o Auditoria Móvel, uma solução de mobilidade integrada, disponível em smartphones e tablets, que auxilia na coleta e registro de eventos de manutenção periódica, bem como centraliza as informações que auxiliam na tomada de decisão.

Checklist para Programa de Autocontrole

Com o Auditoria Móvel você pode realizar o controle das manutenções periódicas dos equipamentos usados em sua produção. Através de seu sistema de lista de verificação customizável, poderá adequar sua lista de checagem para os requisitos específicos exigidos pela legislação estadual e federal.

Por meio da funcionalidade do Auditoria Móvel de registro fotográfico, poderá registrar todas as conformidades e apresentá-las à fiscalização quando solicitadas, garantindo assim uma maior segurança fiscal de que cumpriu todos os requisitos discutidos nas legislações pertinentes.

Nele é possível que veterinários, químicos e técnicos de qualidade assinem eletronicamente as auditorias, gerem pendências (Planos de ação), assinalem conformidades e façam observações que serão anexadas aos laudos gerados automaticamente pelo Auditoria Móvel ao final de cada auditoria.

O Auditoria Móvel possui a criação automática de atividades por ciclos, facilitando assim os acompanhamentos periódicos. Além de inúmeros gráficos, relatórios e opções de exportação de dados.

Auditoria Móvel é a solução completa para o Programa de Autocontrole (PAC) e está disponível para Android e IOS.

Destaques da Ferramenta

Uma ferramenta de checklist eletrônico que incorpora muitas funcionalidades, tais como:

  • Cadastro eletrônico de clientes
  • Checklist eletrônico customizável
  • Registro fotográfico de Evidências
  • Anota comentários apenas ditando
  • Coleta assinatura eletrônica
  • Emite laudos com fotos, observações e conformidades
  • Análise do desempenho e conformidades em mapas geográficos
  • Gráficos e relatórios
  • Planilhas
  • Atividades em modo Off-line
  • Enviar .PDF por email
  • Segurança e privacidade através da Criptografia ponto-a-ponto

O Auditoria Móvel é uma ferramenta de Auditoria e coleta de informações em campo, versátil, segura e escalar. O Auditoria Móvel engloba todos os aspectos discutidos nesta matéria e com a vantagem de que todas as informações são tratadas como indicadores. Convido você a assistir esta pequena apresentação:

Apresentamos o Auditoria Móvel



Conclusão

Nesta matéria procuramos fazer um overview sobre os principais conceitos utilizados nos processos de manutenção e os benefícios de sistematizá-los bem como exemplificar tecnologias atualmente disponíveis que o viabilizam. Se esta matéria foi útil a você, considere compartilhá-la nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.

especialista convidado é consultor de aplicativos multiplataforma, indicadores e Dashboards, tendo participado de projetos em grandes empresas tais como Natura, Vale, Net TV, entre outras.

Compartilhe com seus amigos!


Gerenciamento de Maquinário Agrícola


  • Como manter os níveis de qualidade em tempos de redução de custos?
  • Como superar as limitações impostas pela crise do COVID-19 sobre os processos de auditoria de qualidade?
  • Como fortalecer o comprometimento da cadeia produtiva com o processo de melhoria contínua?

Você poderá assinalar se os itens estão em conformidade, tirar fotos dos itens conflitantes como prova e ditar observações de detalhes que constatar. Tudo ficará registrado no laudo de Auditoria. A ferramenta permite diferentes análises, tabulação dos resultados, apresentação em gráficos e visualização das unidades auditadas em mapas geográficos.

Destaques


Planos de Ação Novo Módulo Administrativo Água de Abastecimento Análises laboratoriais em Programa de Autocontrole Programa de AutoControle, Decreto 10.468 Programa de AutoControle no Rio de Janeiro Boas Práticas e Tecnologias para Manutenção de Instalações Controle de Insumos Controle de Pragas Controle de Temperatura na Produção de Alimentos Manutenção de máquina agrícola O que é APPCC Procedimento Padrão de Higiene Operacional RESOLUÇÃO-RDC Nº 12, DE 2 DE JANEIRO DE 2001

Gestão do PAC


Evite multas e complicações fazendo a correta gestão de conformidades com o Programa de AutoControle.

Checklist Eletrônico


Construa o seu modelo de checklist eletrônico e faça o preenchimento através de smartphones e tablets. Você pode instalar o app Auditoria Móvel em quantos dispositivos desejar.

Evidências Fotográficas


Auditorias e Laudos com provas fotográficas, observações e conformidades.