Introdução
Na Terra, 71% de sua superfície é coberta por água. No planeta temos uma grande variabilidade de disponibilidade hídrica. Apesar dessa grande quantidade de água, temos regiões com muita água disponível e regiões com pouca água disponível e isso cria um valor diferente da água para cada região. Essas diferenças acentuam-se cada vez mais quando consideramos sua potabilidade.
De acordo com dados coletados, estima-se que 4% de todo esse recurso hídrico é água doce.
fonte: Igor Shiklomanov's chapter "World fresh water resources" in Peter H. Gleick (editor), 1993, Water in Crisis: A Guide to the World's Fresh Water Resources (Oxford University Press, New York)
A Importância da água
Quando pensamos em água, quase sempre a relacionamos às necessidades fisiológicas, porém, a água possui diversas outras aplicabilidades imprescindíveis à vida humana.
A água também é destinada para vários setores da economia, sejam eles para uso urbano, agricultura, indústria, ecossistema aquático, lazer e produção de energia.
Mesmo tendo disponibilidade de água doce, isso não significa que a mesma esteja em condição ideal físico-química para ser considerada potável, ou seja, própria para o consumo humano.
Mesmo a água doce em condição ideal físico-química, quando não é tratada de forma que possa impedir a proliferação de microrganismos, pode colocar em risco a saúde dos organismos que a consomem.
A água pode tornar-se um veículo para patógenos, portanto é necessário realizar o tratamento deste recurso.
Potabilidade
As fontes de água potável mais comuns utilizadas nas indústrias são os sistemas de cisternas, poços artesianos e reservas hídricas (barragens ou represas).
Uma boa qualidade da água é fundamental para a produção industrial de alimentos, agrícola ou animal.
A água impura e fora dos padrões de potabilidade pode colocar em risco a saúde de colaboradores e animais, assim afetando a produção direta ou indiretamente.
O Ministério da Saúde define padrões pré-estabelecidos para a potabilidade , portanto, é de suma importância realizar tratamentos recomendados para garantir sua potabilidade, além de aplicar os métodos de controle e analises Físico-químicas e Microbiológicas solicitadas pelos órgãos de fiscalização.
Mesmo o uso da água fornecida pela distribuidora da região pode estar comprometida por falhas ou acidentes no sistema de distribuição, portanto, mesmo nesses casos é recomendado a análise e tratamento dessa água antes de chegar em seu sistema de armazenamento.
Atualmente, existem vários métodos para realizar o tratamento de água. A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) sugere utilizar o método de tratamento de água com hipoclorito de sódio, tal método é mais acessível e econômico no Brasil.
No manual de boas práticas é solicitado que a água esteja dentro dos limites de potabilidade e, independentemente da origem da água de abastecimento, a empresa deverá possuir um sistema de cloração.
Os pontos de coleta para análise variam de acordo com a planta da fábrica e também considerando os pontos críticos do sistema hídrico de abastecimento, incluindo o ponto onde o cloro é adicionado, que deve possibilitar e garantir a dispersão do cloro, de forma homogênea, por todo o volume de água.
A água na indústria alimentícia
De acordo com o Programa de Autocontrole (PAC), com referência à Circular MAPA nº 175, de 16 de Maio de 2005, é obrigatório realizar o controle e checagem do sistema de cloração diariamente como a aferição de Cloro livre e guardar os registros das análises de controle desse sistema para caso sejam requisitadas pela fiscalização, também é exigido controles de presão e pH com seus respectivos pontos de coleta.
Todo o sistema de abastecimento deve ser auditado conforme exigido pela legislação e também os fatores físico-químicos e microbiológicos devem ser analisados periodicamente.
Checklist controle da qualidade da água
Para gerenciar tais controles, você precisará de uma ferramenta pronta para lidar com os requisitos de armazenamento, periodicidade, conformidade com as exigências legais, robusta e segura. Com o Auditoria Móvel você pode realizar o controle das auditorias em águas de abastecimento conforme solicitadas no Programa de Autocontrole. Através de seu sistema de lista de verificação customizável, poderá adequar sua lista de checagem para os requisitos específicos exigidos pela legislação estadual e federal.
Por meio da funcionalidade do Auditoria Móvel de registro fotográfico, poderá registrar todas as conformidades e apresentá-las à fiscalização quando solicitadas, garantindo assim uma maior segurança fiscal de que cumpriu todos os requisitos discutidos nas legislações pertinentes.
Nele é possível que veterinários, químicos e técnicos de qualidade assinem eletronicamente as auditorias, gerem pendências (Planos de ação), assinalem conformidades e façam observações que serão anexadas aos laudos gerados automaticamente pelo Auditoria Móvel ao final de cada auditoria.
O Auditoria Móvel possui a criação automática de atividades por ciclos, facilitando assim os acompanhamentos periódicos. Além de inúmeros gráficos, relatórios e opções de exportação de dados.
Auditoria Móvel é a solução completa para o Programa de Autocontrole (PAC) e está disponível para Android e IOS.
Destaques da Ferramenta
Uma ferramenta de checklist eletrônico que incorpora muitas funcionalidades, tais como:
- Cadastro eletrônico de clientes
- Checklist eletrônico customizável
- Registro fotográfico de Evidências
- Anota comentários apenas ditando
- Coleta assinatura eletrônica
- Emite laudos com fotos, observações e conformidades
- Análise do desempenho e conformidades em mapas geográficos
- Gráficos e relatórios
- Planilhas
- Atividades em modo Off-line
- Enviar .PDF por email
- Segurança e privacidade através da Criptografia ponto-a-ponto
O Auditoria Móvel é uma ferramenta de Auditoria e coleta de informações em campo, versátil, segura e escalar. O Auditoria Móvel engloba todos os aspectos discutidos nesta matéria e com a vantagem de que todas as informações são tratadas como indicadores. Convido você a assistir esta pequena apresentação:
Apresentamos o Auditoria Móvel
Conclusão
Nesta matéria, procurei fazer um overview sobre os principais conceitos de água de abastecimento e sua relação com o Programa de Autocontrole, bem como exemplificar tecnologias atualmente disponíveis que o viabilizam. Se esta matéria foi útil a você, considere compartilhá-la nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.
especialista convidado é consultor de aplicativos multiplataforma, indicadores e Dashboards, tendo participado de projetos em grandes empresas tais como Natura, Vale, Net TV, entre outras.
Compartilhe com seus amigos!