Manutenção de máquina agrícola

Introdução

O agronegócio é um segmento que passou por muitas transformações nas últimas décadas. Com o fortalecimento das transações comerciais internacionais, teve que adaptar-se às mudanças e oscilações da demanda, de mudanças na matriz energética, tanto dentro quanto fora do país, teve que otimizar seus processos para adaptar-se à produção em escala muito maior, às novas exigências dos clientes, à mudanças e exigências regulatórias, etc. Tudo isso exigiu investimentos pesados em mecanização e no embarque de novas tecnologias em todas as fases do processo.

A nova realidade trouxe desafios de adaptação às novas tecnologias de maquinários mais modernos e com mais recursos. Com o uso destes maquinários, aumentaram os esforços para mantê-los funcionais e também econômicos.

Os esforços de manutenção podem ser divididos em dois grandes grupos, sendo eles: manutenção preventiva e manutenção corretiva.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, que tem como objetivo conservar o equipamento em condições ideais de funcionamento, permitindo que seu desempenho fique semelhante ao previsto pelo fabricante.

Por intermédio do manual do fabricante é possível conhecer o funcionamento do maquinário e seus componentes, Também podemos conhecer nele as falhas mais comuns durante a operação do equipamento e também orientações de como corrigi-las. Além disso, o manual contém o padrão da periodicidade das manutenções preventivas comumente identificadas pela quantidade de horas de operação. Exemplo: (Preencher os graxeiros a cada 10 horas de uso).

Riscos de não realizar a manutenção preventiva

A falta da manutenção preventiva, além de diminuir a vida útil das peças, propicia gastos ainda maiores e negligenciá-las pode comprometer todo o sistema, paralisar o equipamento e consequentemente, afetar a produção.

Quando o sinal de desgaste é intenso e as peças já demonstram o desgaste antecipado ao estipulado, esse maquinário já pode estar comprometido e sua recuperação tende a custar mais caro.

Vale sempre lembrar que o equipamento sem a devida manutenção aumenta a probabilidade de acidentes, o que coloca em risco a saúde dos trabalhadores, podendo soltar peças, ocasionar incêndios provenientes de panes elétricas e até explosões. Como o prejuízo não é apenas financeiro, a manutenção desempenha um papel ainda mais importante.

Limpeza e Atenção

É sempre importante atentar-se a vapores, ruídos estranhos, cheiros ou vibrações anormais, pois tais sinais indicam que algo pode estar errado com seu equipamento e, em máquinas modernas, o próprio painel poderá indicar muitas dessas falhas. É bom ter uma cópia do manual dentro do equipamento para a consulta rápida de símbolos e sinais sonoros.

É importante sempre manter o maquinário limpo, pois o processo de limpeza facilita a visualização de avarias que podem acarretar problemas e assim, antecipar soluções. Mantenha correias limpas, correntes lubrificadas e aproveite para verificar possíveis folgas ou a ausência delas. Procure atentar-se às características de cada maquinário e não apenas limpar áreas externas, é necessário acessar algumas áreas internas para manter sua devida limpeza também.

Como o processo de limpeza é também uma rotina de checkup, necessidades de manutenções corretivas poderão ser identificadas.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva tem como objetivo reestabelecer a operacionalidade do equipamento trocando peças avariadas, sempre dando preferência a oficina autorizada, principalmente no período da garantia. Esses locais são indicados porque possuem mais experiência e treinamento, o que contribui para um reparo feito de forma rápida e eficiente. Também é importante dar preferência às peças originais na hora da troca.

Sempre tenha uma rotina de controle das manutenções


Toda a manutenção periódica deve seguir um roteiro específico e rigoroso de verificação de acordo com a carga de horas trabalhadas, portanto, um controle desse processo é fundamental e extremamente importante.

Atualmente, o mercado fornece algumas soluções, mas em sua grande maioria, funcionam na base de e-mails como lembretes, tais mensagens podem não ser recebidos por inúmeros motivos, ou até desprezadas.

Pensando em todos esses problemas, o Auditoria Móvel utilizou sua experiência em software aplicado às indústrias para otimizar as operações do produtor rural, permitindo que você tenha maior controle e organização na sua rotina de manutenção.

Solução Moderna de Controle de Manutenção

No Auditoria Móvel você pode cadastrar listas de manutenções preventivas com as verificações solicitadas pelo manual do fabricante. Com seu sistema de periodicidade você pode ter certeza de que no final de cada ciclo de verificação, o sistema automaticamente abrirá uma nova atividade de verificação. O Auditoria Móvel também está preparado para o Programa de Autocontrole(PAC).

Por meio da funcionalidade do Auditoria Móvel de registro fotográfico, poderá registrar todas as conformidades e apresentá-las à fiscalização quando solicitadas, garantindo assim uma maior segurança fiscal de que cumpriu todos os requisitos discutidos nas legislações pertinentes.

Nele é possível que veterinários, químicos e técnicos de qualidade assinem eletronicamente as auditorias, gerem pendências (Planos de ação), assinalem conformidades e façam observações que serão anexadas aos laudos gerados automaticamente pelo Auditoria Móvel ao final de cada auditoria.

O Auditoria Móvel possui a criação automática de atividades por ciclos, facilitando assim os acompanhamentos periódicos. Além de inúmeros gráficos, relatórios e opções de exportação de dados.

Auditoria Móvel é a solução completa para o Programa de Autocontrole (PAC) e está disponível para Android e IOS.

Destaques da Ferramenta

Uma ferramenta de checklist eletrônico que incorpora muitas funcionalidades, tais como:

  • Cadastro eletrônico de clientes
  • Checklist eletrônico customizável
  • Registro fotográfico de Evidências
  • Anota comentários apenas ditando
  • Coleta assinatura eletrônica
  • Emite laudos com fotos, observações e conformidades
  • Análise do desempenho e conformidades em mapas geográficos
  • Gráficos e relatórios
  • Planilhas
  • Atividades em modo Off-line
  • Enviar .PDF por email
  • Segurança e privacidade através da Criptografia ponto-a-ponto

O Auditoria Móvel é uma ferramenta de Auditoria e coleta de informações em campo, versátil, segura e escalar. O Auditoria Móvel engloba todos os aspectos discutidos nesta matéria e com a vantagem de que todas as informações são tratadas como indicadores. Convido você a assistir esta pequena apresentação:

Apresentamos o Auditoria Móvel



Conclusão

Nesta matéria procurei fazer um overview sobre os principais conceitos utilizados nos processos de manutenção de maquinário agrícola e os benefícios de sistematizá-lo, bem como exemplificar tecnologias atualmente disponíveis. Se esta matéria foi útil a você, considere compartilhá-la nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.

especialista convidado é consultor de aplicativos multiplataforma, indicadores e Dashboards, tendo participado de projetos em grandes empresas tais como Natura, Vale, Net TV, entre outras.

Compartilhe com seus amigos!


Gerenciamento de Maquinário Agrícola


  • Como manter os níveis de qualidade em tempos de redução de custos?
  • Como superar as limitações impostas pela crise do COVID-19 sobre os processos de auditoria de qualidade?
  • Como fortalecer o comprometimento da cadeia produtiva com o processo de melhoria contínua?

Você poderá assinalar se os itens estão em conformidade, tirar fotos dos itens conflitantes como prova e ditar observações de detalhes que constatar. Tudo ficará registrado no laudo de Auditoria. A ferramenta permite diferentes análises, tabulação dos resultados, apresentação em gráficos e visualização das unidades auditadas em mapas geográficos.

Destaques


Planos de Ação Novo Módulo Administrativo Água de Abastecimento Análises laboratoriais em Programa de Autocontrole Programa de AutoControle, Decreto 10.468 Programa de AutoControle no Rio de Janeiro Boas Práticas e Tecnologias para Manutenção de Instalações Controle de Insumos Controle de Pragas Controle de Temperatura na Produção de Alimentos Manutenção de máquina agrícola O que é APPCC Procedimento Padrão de Higiene Operacional RESOLUÇÃO-RDC Nº 12, DE 2 DE JANEIRO DE 2001

Gestão do PAC


Evite multas e complicações fazendo a correta gestão de conformidades com o Programa de AutoControle.

Checklist Eletrônico


Construa o seu modelo de checklist eletrônico e faça o preenchimento através de smartphones e tablets. Você pode instalar o app Auditoria Móvel em quantos dispositivos desejar.

Evidências Fotográficas


Auditorias e Laudos com provas fotográficas, observações e conformidades.