Procedimento Padrão de Higiene Operacional

Introdução

Na indústria produtora e processadora de alimentos é necessário o combate constante à presença de micro-organismos indesejáveis, pois tais organismos colocam em risco a qualidade do produto final.

Esses organismos naturalmente estão presentes no ar do ambiente, nas mãos dos operadores, embalagens, superfícies de contato, maquinas e utensílios.

Existem normas legais de segurança alimentar que regulam os procedimentos, níveis de segurança e até os produtos permitidos que são utilizados com o objetivo de diminuir o risco de contaminação dos produtos. Tais normas de segurança são conhecidas como (BPF) Boas Práticas de Fabricação e são utilizadas como pré-requisitos para inserção do sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) , o qual é utilizado no Programa de Autocontrole (PAC).

Definição PPHO

Segundo a Coordenadoria de defesa agropecuária do Estado de São Paulo, Procedimentos-Padrão de Higiene Operacional são procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados e monitorizados, visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento industrial evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, preservando sua qualidade e integridade por meio da higiene, antes, durante e depois das operações industriais.

Exigência Legal

No Brasil essa metodologia é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para estabelecimentos produtores de alimentos.

No PPHO são estabelecidos procedimentos cuja aplicabilidade é destinada à proteção contra contaminação ou alteração do produto, identificação e estocagem adequada dos produtos nocivos à saúde, saúde dos operadores, potabilidade da água, higiene das superfícies de contato com os alimentos, prevenção da contaminação cruzada, higiene pessoal e controle integrado de pragas.

É recomendável que as indústrias alimentícias implantem o PPHO, mesmo que não estejam sob o regime de Inspeção Federal do SIF(Serviço de Inspeção Federal), pois precisam preservar a pureza e a inocuidade microbiológica dos alimentos, o PPHO tem papel relevante na garantia da segurança alimentar.

Uma vez estabelecido os procedimentos que serão aplicados é necessário periodicamente realizar os controles e inspeções diárias, semanais, mensais, trimestrais ou semestrais, gerando assim os registros de aplicação da metodologia do PPHO.

Esses registros contemplarão toda a atividade executada, além das inspeções pré-programadas com sua periodicidade que poderá ser requisitada pelos fiscais das agências reguladoras em auditorias programadas ou quando for de interesse destes órgãos de fiscalização.

Programa de Autocontrole

Com o Programa de Autocontrole(PAC), estas vistorias são focadas em auditar os registros de Autocontrole mantidos pelas indústrias alimentícias. Portanto, é imprescindível que os fabricantes tenham um sistema de armazenamento dos registros que serão solicitados e auditados pelos fiscais.

Tais normas e procedimentos não são novos, porém, o armazenamento dos registros de autocontrole e disponibilidade aos fiscais são resoluções relativamente novas. É importante que os produtores escolham uma solução que seja aderente aos conceitos do PAC. O Auditoria Móvel é uma solução de mobilidade integrada, que é aderente aos conceitos do PAC, possibilitando ao produtor o registro sistemático das atividades de monitoramento das condições de produção abordadas nos diversos rituais de fabricação comentados.

Checklist Programa de Autocontrole

Com o Auditoria Móvel você pode realizar os registros do Procedimento Padrão de Higiene Operacional. Através de seu sistema de lista de verificação customizável, poderá adequar sua lista de checagem para os requisitos específicos exigidos pela legislação estadual e federal.

Por meio da funcionalidade do Auditoria Móvel de registro fotográfico, poderá registrar todas as conformidades e apresentá-las à fiscalização quando solicitadas, garantindo assim uma maior segurança fiscal de que cumpriu todos os requisitos discutidos nas legislações pertinentes.

Nele é possível que veterinários, químicos e técnicos de qualidade assinem eletronicamente as auditorias, gerem pendências (Planos de ação), assinalem conformidades e façam observações que serão anexadas aos laudos gerados automaticamente pelo Auditoria Móvel ao final de cada auditoria.

O Auditoria Móvel possui a criação automática de atividades por ciclos, facilitando assim os acompanhamentos periódicos. Além de inúmeros gráficos, relatórios e opções de exportação de dados.

Auditoria Móvel é a solução completa para o Programa de Autocontrole (PAC) e está disponível para Android e IOS.

Destaques da Ferramenta

Uma ferramenta de checklist eletrônico que incorpora muitas funcionalidades, tais como:

  • Cadastro eletrônico de clientes
  • Checklist eletrônico customizável
  • Registro fotográfico de Evidências
  • Anota comentários apenas ditando
  • Coleta assinatura eletrônica
  • Emite laudos com fotos, observações e conformidades
  • Análise do desempenho e conformidades em mapas geográficos
  • Gráficos e relatórios
  • Planilhas
  • Atividades em modo Off-line
  • Enviar .PDF por email
  • Segurança e privacidade através da Criptografia ponto-a-ponto

O Auditoria Móvel é uma ferramenta de Auditoria e coleta de informações em campo, versátil, segura e escalar. O Auditoria Móvel engloba todos os aspectos discutidos nesta matéria e com a vantagem de que todas as informações são tratadas como indicadores. Convido você a assistir esta pequena apresentação:

Apresentamos o Auditoria Móvel



Conclusão

Nesta matéria procurei fazer um overview sobre os principais conceitos utilizados no Procedimento Padrão de Higiene Operacional, bem como exemplificar tecnologias atualmente disponíveis. Se esta matéria foi útil a você, considere compartilhá-la nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.

especialista convidado é consultor de aplicativos multiplataforma, indicadores e Dashboards, tendo participado de projetos em grandes empresas tais como Natura, Vale, Net TV, entre outras.

Compartilhe com seus amigos!


Gerenciamento de Maquinário Agrícola


  • Como manter os níveis de qualidade em tempos de redução de custos?
  • Como superar as limitações impostas pela crise do COVID-19 sobre os processos de auditoria de qualidade?
  • Como fortalecer o comprometimento da cadeia produtiva com o processo de melhoria contínua?

Você poderá assinalar se os itens estão em conformidade, tirar fotos dos itens conflitantes como prova e ditar observações de detalhes que constatar. Tudo ficará registrado no laudo de Auditoria. A ferramenta permite diferentes análises, tabulação dos resultados, apresentação em gráficos e visualização das unidades auditadas em mapas geográficos.

Destaques


Planos de Ação Novo Módulo Administrativo Água de Abastecimento Análises laboratoriais em Programa de Autocontrole Programa de AutoControle, Decreto 10.468 Programa de AutoControle no Rio de Janeiro Boas Práticas e Tecnologias para Manutenção de Instalações Controle de Insumos Controle de Pragas Controle de Temperatura na Produção de Alimentos Manutenção de máquina agrícola O que é APPCC Procedimento Padrão de Higiene Operacional RESOLUÇÃO-RDC Nº 12, DE 2 DE JANEIRO DE 2001

Gestão do PAC


Evite multas e complicações fazendo a correta gestão de conformidades com o Programa de AutoControle.

Checklist Eletrônico


Construa o seu modelo de checklist eletrônico e faça o preenchimento através de smartphones e tablets. Você pode instalar o app Auditoria Móvel em quantos dispositivos desejar.

Evidências Fotográficas


Auditorias e Laudos com provas fotográficas, observações e conformidades.