Controle de Temperatura na Produção de Alimentos

Introdução

O controle de temperaturas abordado pelo Programa de Autocontrole (PAC) tem como finalidade garantir uma boa qualidade e inocuidade na produção de alimentos, reduzindo os riscos de contaminações diretas e cruzadas de caráter microbiológico, químico e físico.

Em todas as etapas da produção e comercialização de produtos cárneos, é de suma importância à utilização de baixas temperaturas. Iniciando com o resfriamento da carne até a sua venda, que deve ser armazenada em temperatura adequada até o seu consumo, tendo em vista que a cadeia de frio influência diretamente na conservação e na qualidade do produto.

Micro-organismos indesejáveis promovem a deterioração do produto com consequente perda de qualidade, oferecendo assim riscos à saúde do consumidor, como náuseas, vômitos, dores abdominais, mal-estar, calafrios, dores musculares e diarreia, podendo até levar à óbito quando não tratado adequadamente.

Padrões e Legislação

Pensando nesses fatores é adotado o controle descrito na norma da Circular Nº 175 de 2005 do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) e Coordenação Geral de Programas Especiais (CGPE). Aplica-se a todos os setores dos frigoríficos, laticínios, indústrias de derivados cárneos e entrepostos de mel, ovos e pescados.

Nele é abordado todas as instruções dos processos, conformidades, não conformidades e ações corretivas para garantir uma boa qualidade do produto final.

Para isso, utilizá-se de controles específicos para setores como laticínios, frigorifico de aves, frigorifico de suínos, frigorifico de bovinos, etc.

Dentro do Controle de Temperatura do (PAC), usando-se da Circular Nº 175 de 2005, é especificado os padrões de temperatura emºC (Celsius) de recebimento de leite cru ou refrigerado, temperatura de silos, temperatura e tempo de pasteurização do leite, temperatura e tempo da água no tanque de escaldamento, temperatura da água no pré resfriamento de carcaças, temperatura ambiente, temperatura dos esterilizadores, temperaturas das câmaras frigorificas, temperatura de expedição de produtos entre outros.

Nesse programa é requisitado a auditoria periódica dentro da indústria com os registros das datas, temperaturas, câmaras, conformidades e não conformidades, além dos registros do plano de ação.

Checklist Programa de Autocontrole

Com o Auditoria Móvel você pode realizar o controle de temperaturas na produção de alimentos conforme solicitadas no Programa de Autocontrole. Através de seu sistema de lista de verificação customizável, poderá adequar sua lista de checagem para os requisitos específicos exigidos pela legislação estadual e federal.

Por meio da funcionalidade do Auditoria Móvel de registro fotográfico, poderá registrar todas as conformidades e apresentá-las à fiscalização quando solicitadas, garantindo assim uma maior segurança fiscal de que cumpriu todos os requisitos discutidos nas legislações pertinentes.

Nele é possível que veterinários, químicos e técnicos de qualidade assinem eletronicamente as auditorias, gerem pendências (Planos de ação), assinalem conformidades e façam observações que serão anexadas aos laudos gerados automaticamente pelo Auditoria Móvel ao final de cada auditoria.

O Auditoria Móvel possui a criação automática de atividades por ciclos, facilitando assim os acompanhamentos periódicos. Além de inúmeros gráficos, relatórios e opções de exportação de dados.

Auditoria Móvel é a solução completa para o Programa de Autocontrole (PAC) e está disponível para Android e IOS.

Destaques da Ferramenta

Uma ferramenta de checklist eletrônico que incorpora muitas funcionalidades, tais como:

  • Cadastro eletrônico de clientes
  • Checklist eletrônico customizável
  • Registro fotográfico de Evidências
  • Anota comentários apenas ditando
  • Coleta assinatura eletrônica
  • Emite laudos com fotos, observações e conformidades
  • Análise do desempenho e conformidades em mapas geográficos
  • Gráficos e relatórios
  • Planilhas
  • Atividades em modo Off-line
  • Enviar .PDF por email
  • Segurança e privacidade através da Criptografia ponto-a-ponto

O Auditoria Móvel é uma ferramenta de Auditoria e coleta de informações em campo, versátil, segura e escalar. O Auditoria Móvel engloba todos os aspectos discutidos nesta matéria e com a vantagem de que todas as informações são tratadas como indicadores. Convido você a assistir esta pequena apresentação:

Apresentamos o Auditoria Móvel



Conclusão

Nesta matéria, procurei fazer um overview sobre os principais conceitos de controle de temperaturas e sua relação com o Programa de Autocontrole, bem como exemplificar tecnologias atualmente disponíveis que o viabilizam. Se esta matéria foi útil a você, considere compartilhá-la nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.

especialista convidado é consultor de aplicativos multiplataforma, indicadores e Dashboards, tendo participado de projetos em grandes empresas tais como Natura, Vale, Net TV, entre outras.

Compartilhe com seus amigos!


Gerenciamento de Maquinário Agrícola


  • Como manter os níveis de qualidade em tempos de redução de custos?
  • Como superar as limitações impostas pela crise do COVID-19 sobre os processos de auditoria de qualidade?
  • Como fortalecer o comprometimento da cadeia produtiva com o processo de melhoria contínua?

Você poderá assinalar se os itens estão em conformidade, tirar fotos dos itens conflitantes como prova e ditar observações de detalhes que constatar. Tudo ficará registrado no laudo de Auditoria. A ferramenta permite diferentes análises, tabulação dos resultados, apresentação em gráficos e visualização das unidades auditadas em mapas geográficos.

Destaques


Planos de Ação Novo Módulo Administrativo Água de Abastecimento Análises laboratoriais em Programa de Autocontrole Programa de AutoControle, Decreto 10.468 Programa de AutoControle no Rio de Janeiro Boas Práticas e Tecnologias para Manutenção de Instalações Controle de Insumos Controle de Pragas Controle de Temperatura na Produção de Alimentos Manutenção de máquina agrícola O que é APPCC Procedimento Padrão de Higiene Operacional RESOLUÇÃO-RDC Nº 12, DE 2 DE JANEIRO DE 2001

Gestão do PAC


Evite multas e complicações fazendo a correta gestão de conformidades com o Programa de AutoControle.

Checklist Eletrônico


Construa o seu modelo de checklist eletrônico e faça o preenchimento através de smartphones e tablets. Você pode instalar o app Auditoria Móvel em quantos dispositivos desejar.

Evidências Fotográficas


Auditorias e Laudos com provas fotográficas, observações e conformidades.